AMA, TicApp e ESOP organizam workshop sobre Big Data Analytics & Open Data na administração pública

AMA, TicApp e ESOP organizam workshop sobre Big Data Analytics & Open Data na administração pública

2020- 02- 21

Workshop de Big Data Analytics & Open Data

Atualmente um dos maiores desafios das organizações é lidar com o enorme volume de dados. Nesse âmbito, a ESOP, a AMA e o TicApp organizaram um workshop dedicado ao tema “Big Data Analytics & Open Data” onde foram apresentados alguns exemplos de soluções Open Source que contribuem para a eficiência do processamento, armazenamento e gestão dos dados das organizações e alguns casos prácticos da sua aplicabilidade.

Este evento decorreu esta quinta-feira, 20 de Fevereiro, no LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, no âmbito do Ciclo de Workshops ‘Open Source & Transformação Digital’.

Auditório, Painel 1

A sessão de boas vindas esteve a cargo da Diretora do Centro de Competências Digitais da Administração Pública (TicAPP), Ana Sofia Mota, e do Presidente da Direção da ESOP, Eduardo Taborda. De seguida foi apresentado o tema “Dados Abertos: das obrigações da Nova Diretiva Europeia de Dados Abertos (2019/1024), ao valor criado para entidades e cidadãos” por Filipe Ganança (TicAPP) e João Curado (AMA), onde foi explicada a nova diretiva europeia sobre dados abertos, que terá de ser transposta para a legislação Portuguesa até meados de 2021. Seguiu-se a apresentação sobre a “Relevância do Big Data nas organizações como forma de promoção do conhecimento”, conduzida por Tiago Fonseca da Syone, associado da ESOP.
 

O segundo Painel da manhã foi dedicado à apresentação de Case Studies de implementação. O primeiro foi apresentado por Célia Aguiar da Câmara Municipal de Lisboa “Lisboa Aberta: Portal de dados abertos de Lisboa”. Paulo Ribeiro da Linkare, Associado ESOP, apresentou “Kafka in Big Data - Case Studies de utilização da ferramenta Apache Kafka em projetos Big Data em diferentes domínios”. A última apresentação da manhã foi conduzida por Tiago Fonseca que apresentou o projeto “Data Analytics Mitramiss” desenvolvido pela Syone para o Ministério do Trabalho e Migrações e Segurança Social de Espanha.

No período da tarde decorreram 3 sessões paralelas de workshops hands-on, em que os participantes puderam interagir com diferentes soluções.

No workshops “Partilhar Dados Abertos no dados.gov.pt”, conduzido pela AMA, foi mostrado como partilhar dados em dados.gov.pt e algumas boas práticas a adotar ao contribuir com novos conjuntos de dados.

Outro dos workshop foi conduzido pela Syone, que mostrou como utilizar a solução Elasticsearch para pesquisa, análise e tratamento de dados, que permite endereçar de uma forma centralizada vários use cases, permitindo descobrir o esperado e desvendar o inesperado.

Em simultâneo decorreu, ainda, o workshop apresentado pela Linkare, dedicado há solução Apache Kafka, uma plataforma de stream-processing capaz de lidar com feeds de mensagens em tempo real, apropriada para cenários de Big Data. Aqui foi possível assistir a uma demonstração do modelo de processamento de mensagens em ambiente de alta disponibilidade.

chave movel digital

Em paralelo com as sessões, a AMA disponibilizou um balcão para ativação da chave móvel digital ou resolver alguma dificuldade no processo (como problemas com o código, etc.)

Estiveram presentes mais de 130 técnicos e dirigentes da Administração Pública Portuguesa e de várias outras entidades privadas.


Esteja atento aos próximos workshops e participe.