Linkare

Linkare
Sectores:
Administração Pública
Autarquias
Banca & Gestão de Ativos
Educação
Entretenimento & Media
Indústria & Produção
Soluções:
Aplicações Web & Mobile
Digital Experience / Portais / Intranets / Extranets
eDelivery
eID e Assinatura Electrónica
Formulários e Simuladores
Integração (com ERP, CRM, etc.)
Open & Big Data
Tradução Automática
Transformação Digital

QUEM SOMOS

Fundada em 2004, a Linkare é uma empresa especializada em providenciar serviços e soluções de TI sobre tecnologia Java, tanto para o setor privado, como para o setor público.

Java Excellence é o nosso lema e orienta-nos para o desenvolvimento de uma relação profissional e de confiança com os nossos clientes.

A Inovação e a excelência na criação de produtos e serviços e a adopção de tecnologias e soluções emergentes, sejam elas proprietárias ou em Código Aberto, adaptadas às necessidade dos nossos clientes, é um desafio permanente para a Linkare TI e o seu maior contributo para a modernização e reforço da competitividade de Empresas, Organizações e Administração Pública.

CONTACTOS

Morada: Avenida 5 de Outubro, nº 77 1º esq., 1050-049 Lisboa - Portugal

E-mail: info@linkare.com

Telefone: +351 213 590 623

Website: http://www.linkare.com/pt/

Casos de Estudo

“Connecting Portuguese SIRCOM to BRIS” - Interligação dos serviços de registos de empresas Portuguesas ao BRIS

Data de conclusão do projeto: 06 de Agosto 2019 (2ª fase até Fevereiro 2020)

Empresa Associada ESOP responsável pela implementação: Linkare TI - Tecnologias de Informação Lda.

Dono do Projeto: IRN - Instituto dos Registos e Notariado, I.P.

Descrição dos detalhes relevantes do projeto, incluindo desafio, solução e principais resultados obtidos:
Esta ação estabeleceu a interoperabilidade dos serviços portugueses de registo de empresas - SIRCOM, gerido e mantido pelo IRN - com o sistema de registos comerciais da União Europeia, o BRIS - Business Registers Interconnection System.

A interligação entre os dois sistemas permite, aos cidadãos europeus, pesquisar e consultar informação pública sobre empresas Portuguesas através de um serviço central acessível no Portal de Justiça Europeu.

Foi desenvolvida através de uma rede de eDelivery dedicada ao BRIS. Foi montado um Access Point de e-Delivery que permite ao IRN atualizar, regularmente e de forma segura, a informação pública sobre empresas junto dos Serviços Centrais do Portal de Justiça Europeu. Através desta ligação o utilizador do serviço pode também solicitar acesso a outro tipo de informação sobre uma empresa.

A ligação ao BRIS permite ainda receber e/ou enviar pedidos automáticos relativos a empresas, entre os Estados Membros, tais como atualização ou extinção de uma empresa mãe que tenha sucursais em Portugal, ou empresas registadas em Portugal que registem algum tipo de alteração, enviando essa informação em tempo real aos nossos parceiros Europeus.

Esta é uma ação coordenada pelo IRN e realizada em parceria com o IGFEJ (Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça) e com a Linkare TI.

Portal de Justiça Europeu, área do BRIS

Pesquisa sobre informação de Empresas através do Portal de Justiça Europeu


Tipo de tecnologias e soluções Open Source utilizadas
Para implementação do Ponto de Acesso de eDelivery foi utilizado o Domibus - Acess Point de eDelivery AS4: https://ec.europa.eu/cefdigital/wiki/display/CEFDIGITAL/eDelivery

Foi ainda desenvolvida uma aplicação em Java Spring Boot (tendo como base o Jhipster) para tratamento das mensagens recebidas/enviadas através do Access Point e garantir a interoperabilidade com o sistema nacional de registo de empresas, o SIRCOM.

Portugal Voluntário - CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

Data de conclusão do projeto: Fevereiro 2019

Empresa responsável pela implementação: Linkare TI - Tecnologias de Informação Lda.

Nome do Cliente: ASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

Descrição dos detalhes relevantes do projeto, incluindo desafio, solução e principais resultados obtidos:
O portal Portugal Voluntário, trata-se de uma plataforma de Voluntariado de âmbito nacional com o objetivo de sistematizar a informação relativa à oferta e à procura do voluntariado, em todos os domínios de atividade, mediante a inscrição de organizações promotoras e de voluntários/as e a submissão de ações de voluntariado.

Para além da própria CASES, a plataforma é destinada a todas as pessoas individuais interessadas em promover uma ação de voluntariado, às organizações promotoras de ações de voluntariado acreditadas e também às iniciativas locais que apoiam organizações promotoras de voluntariado (Bancos Locais de Voluntariado, Bolsas de Voluntariado e outras entidades).

Este projeto é inovador em:

  • Sector social: projeto inserido no terceiro sector, de âmbito nacional, dirigido a todos os cidadãos voluntários e a todas as organizações promotoras de ações de voluntariado, de direito privado e público, incluindo autarquias locais.
     
  • Cooperação: A sua implementação é resultado do trabalho conjunto de três entidades: a CASES - Cooperativa de Interesse Público responsável pelo programa “Portugal Voluntário”, Instituto de Informática, I.P. - organismo da Administração Pública,que assegurou a infraestrutura tecnológica e a Linkare TI, responsável pela implementação da plataforma electrónica.
     
  • Partilhar e reutilizar: a implementação da plataforma foi realizada sobre uma framework tecnológica - FRAW integralmente desenvolvida sobre tecnologia Open Source pelo Instituto de Informática, que partilhou com a CASES permitindo a esta a sua adopção e para o desenvolvimento da plataforma “Portugal Voluntário”.
  • Adicionalmente, a plataforma encontra-se instalada em data-center do Instituto de Informática contribuindo para rentabilizar esta infraestrutura.
     
  • Transformação Digital: a plataforma desenvolvida permite a gestão integrada e desmaterializada de candidaturas, projetos e atividades de voluntariado, execução física e financeira, comunicação entre as partes envolvidas e pré-seleção automatizada de voluntários para as diferentes actividades, de acordo com critérios previamente definidos.

Conheçam o site, aqui.


Tipo de tecnologias e soluções Open Source utilizadas: Java, Java Enterprise Edition, Primefaces, Glassfish Enterprise Server, JavaScript e Hibernate, Docker.