AMA e ESOP organizam workshop 'Open Source e Transformação Digital'

AMA e ESOP organizam workshop 'Open Source e Transformação Digital'

2019- 10- 23

Workshop de UX/UI & plataformas de Experiência Digital

Plateia 1 sessão

No dia 22 de Outubro decorreu no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, a primeira sessão do Workshop 'Open Source & Transformação Digital', organizado em parceria entre a AMA, TicApp e ESOP.

A sessão de Boas Vindas esteve a cargo da Diretora do Centro de Competências Digitais da AP (TicAPP), Sofia Mota, e do Presidente da Direção da ESOP, Eduardo Taborda. A parte da manhã prosseguiu com apresentações na área de UX/UI onde foram abordadas boas práticas e as normas de acessibilidade a que as plataformas da Administração Pública estão obrigadas, e do sector empresarial incentivadas, a cumprir. Foram ainda apresentados vários Case Studies na Administração Pública. No período da tarde decorreram workshops hands-on, onde os presentes puderam interagir diretamente com as plataformas e soluções apresentadas.

Foi um evento que contou com mais de uma centena de participantes, entre eles muitos técnicos e dirigentes da Administração Pública Portuguesa e das empresas associadas da ESOP.

As apresentações dos Associados ESOP

O primeiro associado ESOP a fazer a sua apresentação foi a Syone, conduzida por Pedro Santana e Tiago Fonseca que abordaram a 'Importância do User Centered Design em Contextos de Transformação Digital'. Aqui foi explicada esta metodologia que se centra nas características dos utilizadores para maximizar a intuitividade e a experiência de utilização das aplicações.

Depois da pausa para coffee break, foi a vez do associado ThinkOpen Solutions apresentar a PAES: Plataforma de Aquisições da Economia Solidária, um Case Study de implementação na União das Misericórdias Portuguesas. Aqui conduzida por Joana Mateus da ThinkOpen Solutions e Filipa Cruz da União das Misericórdias Portuguesas, que explicaram o funcionamento da plataforma e como o Odoo foi importante para o resultado final e para a União das Misericórdias Portuguesas.

Outra plataforma apresentada foi o Portal de Recrutamento Militar, desenvolvido pela JAVALI. Esta apresentação foi conduzida por Daniel Vultos da DGRDN, que começou por explicar como se inspiraram e depois como foi importante o papel da JAVALI e do Drupal para chegarem ao resultado final.

A última apresentação da manhã foi sobre as ‘Plataformas de Interoperabilidade na Justiça’, onde Carlos Coutinho da associada ESOP Caixa Mágica Software apresentou vários Case Studies de implementação, dois deles vencedores do Prémio Abertura, em 2018 e em 2019: as plataformas para o Ministério da Justiça: nos contextos de modernização do Registo Criminal, na Consulta de Processos Judiciais e na criação de Certidões Judiciais.

Workshops Hands-on

Javali

No período da tarde decorreram 3 sessões paralelas onde cada um pôde experimentar os conceitos apresentados da parte da manhã.

Um dos workshops foi conduzido pela AMA, que explicou ‘como fazer um site acessível e amigo do utilizador’.

Outro foi conduzido pela JAVALI que apresentou a solução Drupal de forma mais prática, esclarecendo as dúvidas sobre o seu funcionamento como criar, gerir e apresentar conteúdos web.

A terceira sessão paralela foi subdividida em duas partes. A primeira parte foi conduzida pela Syone, onde Pedro Santana e Inês Silva deram oportunidade a todos de desenvolverem um portal com a metodologia User Centered Design. Na segunda parte a ThinkOpen Solutions através de Pedro Garcia explicou a implementação de um portal G2G usando Odoo.

O evento terminou pelas 17h horas depois de muita partilha, networking e boas conversas.

Esteja atento aos próximas Workshops e participe.