Quota de mercado do Linux cresce 210% em 5 meses

Quota de mercado do Linux cresce 210% em 5 meses

2020- 07- 24

Com a pandemia do Covid-19, a utilização do sistema operativo Linux cresceu

startup desktop

Segundo a NETMARKETSHARE o Linux alcançou 3,6% da quota de mercado em Junho, crescendo 210% desde Janeiro (quando representava apenas 1,5%). O MacOS manteve a quota de mercado (9,7% em Janeiro e 9,2% em Junho) mas em contrapartida o sistema operativo Windows perdeu quota de mercado (88,1% em Janeiro para 86,7% em Junho 2020).

Com a imposição da quarentena, a procura por material informático aumentou drasticamente. Nesse sentido, foi também feito um reaproveitamento de computadores mais antigos e por isso com menos capacidade de processamento. O sistema baseado em Linux é normalmente mais leve e nas máquinas mais antigas isso pode fazer diferença. Muitos apontam essa como uma das razões do crescimento do uso de Linux, mas existem outras razões que podem ter levado ao aumento da utilização deste tipo de software Open Source, como o custo, mais reconhecimento, etc.

As soluções Open Source têm conquistado cada vez mais mercado. Pouco a pouco, os utilizadores reconhecem as vantagens deste tipo de software, como podem verificar também outras noticias:

* Open Source cativa até antigos rivais

* Munique volta a adotar soluções Open Source

* Instituto Dr. Ricardo Jorge utiliza Open Source no combate ao COVID-19

 

Fotografia da autoria de Matthew Henry, disponível Burst