Prémio Abertura 2021 distingue colaboração internacional Portugal - Cabo Verde em Open Source

Prémio Abertura 2021 distingue colaboração internacional Portugal - Cabo Verde em Open Source

2021- 06- 22

Pela primeira vez na história do Prémio Abertura, a ESOP nomeou uma entidade internacional para o Prémio Abertura, o Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil de Cabo Verde (SNIAC) que foi nomeado juntamente com Imprensa Nacional – Casa da Moeda, SA (INCM), pelo projeto implementado pela Caixa Mágica Software “Middleware para utilização de documentos eletrónicos de Cabo Verde”.

Também pela primeira vez, existem dois associados da ESOP envolvidos numa nomeação do Prémio Abertura, uma empresa associada e um associado institucional.

A INCM, como fornecedor da solução Nacional de Identificação e Autenticação Civil de Cabo Verde, promoveu o desenvolvimento, pela Caixa Mágica, de um Software de suporte ao Cartão Nacional de Identificação, e respetivos SDKs para diversas linguagens de programação.

Através deste software os cidadãos de Cabo Verde podem tirar partido das funcionalidades digitais do seu Cartão Nacional de Identificação, ficando assim detentores de um documento de identificação com as mais avançadas funções na componente eletrónica.

O microchip, parte integrante do Cartão Nacional de Identificação, armazena informação que possibilita o estabelecimento de processos, baseados em criptografia digital forte, que autenticam univocamente e de forma extremamente segura cada cidadão. O software gere todas as interações entre o cartão, os cidadãos, os utilizadores profissionais dos organismos estatais e os sistemas centrais de armazenamento e processamento de informação. Todo o processo de ativação e edição de dados dos cidadãos será possível através da utilização do software de middleware, sendo também a ferramenta utilizada para alterações de dados pessoais, moradas e, não menos importante, para assinatura eletrónica de documentos e autenticação digital.

A ESOP teve a oportunidade de anunciar o Prémio Abertura num encontro online que contou com a participação de representantes das várias entidades: SNIAC, INCM, ESOP e Caixa Mágica Software. Mais tarde e com a visita do SNIAC a Portugal foi possível proceder à entrega do troféu do Prémio presencialmente, na sede do INCM.

Segundo o Presidente do SNIAC, o Eng.º Juvenal Pereira, "o Open Source é o caminho. Estamos cientes das suas vantagens e potencialidades, por isso mesmo, desde a primeira hora que a escolha recaiu sobre o Open Source”. Destacou também algumas vantagens da utilização desta solução como “a compatibilidade da própria solução, por garantir maior interoperabilidade com outras soluções e aplicações, por facilitar o acesso ao código que permite, por exemplo, mais facilidade de personalização, mas também por ter um custo justo e mais baixo do que o custo de soluções proprietárias”.

Image
entrega trofeu Prémio Abertura ao SNIAC

O Presidente do SNIAC, o Eng.º Juvenal Pereira aproveitou ainda para agradecer à INCM pela parceria, à Caixa Mágica pelo desenvolvimento da solução, e à ESOP pelo reconhecimento.

A Direção da ESOP agradeceu também ao SNIAC / INCM a decisão de enveredar por tecnologias Open Source e fez votos para que a Comunidade Open Source de Cabo Verde se veja fortalecida por esta escolha e que este reconhecimento venha a potenciar a criação de sinergias entre as Comunidades e Empresas Open Source de ambos os países.

A Direção da ESOP agradeceu também ao INCM o empenho na dinamização da utilização de tecnologias Open Source no seio da Administração Pública.

A apresentação do Prémio Abertura 2021 decorreu no Open Source Lisbon, a 18 de Junho num evento online. Para além do SNIAC / INCM, recebeu também uma Menção Honrosa a ANPRI e o vencedor do Prémio foi Águas do Norte, S.A, podem conhecer melhor estes projetos aqui.