Nomeados Prémio Abertura 2020

Nomeados Prémio Abertura 2020

2020- 11- 04

Já são conhecidos os três nomeados ao Prémio Abertura 2020.

Este é um prémio anual entregue pela ESOP a entidades que se evidenciaram pela utilização e adoção de tecnologias Open Source, ou que contribuíram para a sua divulgação e dinamização no último ano. 

Nas edições anteriores o prémio foi entregue no Open Source Lisbon, o maior evento de Open Source em Portugal e este ano não será exceção.

O Open Source Lisbon 2020 acontece este ano a 11 de novembro, pela primeira vez num formato virtual, e a ESOP irá apresentar o vencedor do Prémio Abertura 2020 neste extraordinário evento.

Fiquem a conhecer os projetos nomeados:

Banco de Portugal,
com a implementação de uma solução de CI/CD e orquestração de Containers baseada em Red Hat Openshift.

Neste projeto, a SYONE e a Red Hat foram responsáveis pelo desenho e implementação de uma solução de CI/CD e orquestração de Containers para suporte ao Portal de Estatísticas do Banco de Portugal. A solução foi implementada com recurso a várias tecnologias Open Source como Python, Django, Red Hat Openshift, Jenkins e Red Hat Container Native Storage.

Produzidas pelo Banco de Portugal e por diversas entidades estatísticas nacionais e internacionais, neste novo portal BPstat são divulgadas e disponibilizadas mais de 300 mil séries estatísticas sobre a economia portuguesa e a economia da área do euro.

O novo BPstat apresenta uma lógica de navegação muito mais simples e intuitiva, integrando informação estatística, textos e conteúdos infográficos para uma melhor compreensão dos dados publicados; no portal, o utilizador pode pesquisar, aceder e cruzar dados estatísticos de diversos domínios e subdomínios, e pode ainda construir gráficos, exportar conteúdos e partilhar informação com outros utilizadores.

Instituto de Informática, I.P.,
com App Segurança Social + Próxima & Framework Mobile

Disponível em Android e iOS, com mais de 125.000 instalações em 6 meses, a App Segurança Social + Próxima permite aos Cidadãos e às Empresas o acesso a vários serviços da Segurança Social. Esta aplicação foi desenvolvida pela LINKARE em FRAM - Framework Mobile. 

A framework e os seus processos de construção são totalmente implementados em software de código aberto e utilizam tecnologias como Angular, ionic, Java, Glassfish, Jenkins, Maven e Cordova.

Descarreguem a app na PlayStore | AppStore

OMIP – Pólo Português, S.G.M.R., S.A,
com os Websites OMIP (OMI-Polo Português) e OMIClear.

Os portais OMIP e a OMIClear contaram com know-how da JAVALI para responder à necessidade de unificar a imagem e a estrutura dos seus websites. Para isso foi desenvolvido e implementado o conceito de multisite, com um design mais atual e com uma estrutura de conteúdos mais intuitiva e organizada. 

O Operador do Mercado Ibérico da Eletricidade (OMI) está estruturado em duas sociedades detentoras de ações, a OMEL e a OMIP SGPS. Cada sociedade detém parte das duas sociedades gestoras do mercado elétrico na Península Ibérica, nomeadamente: a OMIE, gestora do mercado diário e intradiário, e a OMI-Polo Português (OMIP), gestora do mercado a prazo. Por sua vez as sociedades gestoras detém também uma participação na sociedade OMIClear - Sociedade de Compensação de Mercados de Energia,SA.

O Content Management System open source utilizado para o desenvolvimento deste projeto foi o Drupal.

Podem conhecer os sites aqui:
OMIP | OMICLEAR