Europa Unida em prol do Open Source, a APELL

Europa Unida em prol do Open Source, a APELL

2020- 03- 13

Criação de Associação europeia de Software Open Source

Diversas associações europeias que promovem o Software Open Source (OSS) uniram-se para a criação de uma associação profissional europeia de software livre, a APELL - Association Professionnelle Européenne du Logiciel Libre.

A APELL foi anunciada publicamente em Bruxelas, Bélgica, no dia anterior ao FOSDEM – Free and Open Source Software Developers’ Meeting, a maior conferência de OSS da Europa. Tem três membros fundadores (associações de França, Alemanha e Finlândia), e contou ainda com a participação de diversas outras associações empresariais de vários países, entre elas a ESOP em representação de Portugal.

Tem como objetivo dar voz às empresas europeias de OSS e despertar os legisladores europeus para a importância crescente do sector. Para Stéfane Fermigier, co-presidente da CNLL e membro fundador da APELL, é imperativo que “a Comissão e as outras instituições europeias reconheçam que as suas ações, planos e políticas para apoiar o Open Source se devem concentrar no apoio às PMEs", uma vez que na Europa, este sector é constituído principalmente por pequenas e médias empresas.

Apresenta-se como “novo intermediário essencial entre organizações nacionais representativas de Open Source e instituições da UE” que “visa fortalecer a cooperação entre empresas europeias no setor do Open Source”.