Estudo sobre o impacto do Software e Hardware Open Source

Estudo sobre o impacto do Software e Hardware Open Source

2020- 09- 29

A OpenForum Europe, em conjunto com a Fraunhofer ISI, estão a conduzir um estudo sobre a utilização de Software Open Source (OSS) e Hardware Open Source (OSH) na Europa. O objetivo final do estudo é contribuir para políticas europeias tecnologicamente mais abertas.

A utilização de Open Source tem crescido generalizadamente. Tem-se assistido a uma troca de paradigma dos sistemas proprietários para frameworks mais abertas e colaborativas. No entanto, não existem registos ou dados concretos sobre a utilização e o impacto deste tipo de Software na Europa. Existem estudos antigos de França ou Alemanha, mas nada à escala europeia.

Nesse sentido, em resposta a solicitação da DG CONNECT da Comissão Europeia, a Fraunhofer ISI e o OpenForum Europe procuram agora perceber o impacto do Open Source Software e Hardware.

Este estudo parte da análise da literatura existente e dos dados disponíveis para consultar stakeholders sobre a sua contribuição e uso de OSS e OSH, enquanto procura analisar os seus impactos nas indústrias e sociedade em geral. Deverá ser feita uma análise SWOT, procurando as oportunidades, fraquezas, pontos fortes e desafios do Open Source especialmente nas áreas das tecnologias de informação como cibersegurança, inteligência artificial, digitalização da indústria europeia, Big Data, Distributed Ledger Tecnologies, entre outras.

Entretanto, no âmbito do referido estudo, foi publicado um inquérito em https://inno.limequery.com/436575. A Comissão Europeia e os promotores do estudo apelam à participação de especialistas e responsáveis de projetos realizados com recurso a Open Source. As respostas serão tratadas com absoluta confidencialidade. Será feita uma análise a nível agregado que será incluída no relatório final deste projeto a ser publicado pela Comissão Europeia.