Estudo sobre comunidades OSS no Setor Público

Estudo sobre comunidades OSS no Setor Público

2020- 01- 23

A Comissão Europeia está a realizar um inquérito sobre o desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis de Open Source Software (OSS) no Setor Público e que deverá servir de base à elaboração de Guidelines para a dinamização e sustentabilidade destas Comunidades.

O número de comunidades Open Source tem acompanhado a crescente popularidade do software Open Source, mesmo no sector público. Todavia, as mais recentes pesquisas revelam que as comunidades no sector público têm demonstrado problemas de sustentabilidade, que naturalmente coloca em causa o seu sucesso.

Neste sentido, a Unidade de Interoperabilidade da Direção Geral de Informática, da Comissão Europeia, pretende elaborar Guidelines para Comunidades Sustentáveis de OSS no Setor Público.

As Guidelines, complementadas pelos Case Studies da comunidade de OSS do setor público, servirão como uma ferramenta prática que qualquer comunidade de OSS no setor público (ou entusiasta de OSS) poderá usar para a sua criação e sustentabilidade.

Pretende-se ouvir a voz de todos os developers, designers, líderes de projetos, gestores de projetos e testers, entre outros membros da comunidade OSS no setor público, pelo que estejam por favor à vontade para divulgar o inquérito junto dos vossos contactos.

Este inquérito surge em sequência daquela que foi a última grande iniciativa da Comissão Europeia dedicada ao Open Source, o evento “Open Source Beyond 2020 - Powering a Digital Europe".

O tempo de resposta previsto é de 15 minutos
Data limite para resposta: 16 Fevereiro 2020

Outras noticias sobre este assunto:
Comissão Europeia (texto em inglês)
Sapo Tek