ESOP participa num estudo sobre o mercado europeu de Open Source

ESOP participa num estudo sobre o mercado europeu de Open Source

2019- 12- 23

A ESOP contribuiu no estudo "Open Source: a dynamic market fueled by digital transformation and innovation", promovido pela CNLL em conjunto com Syntec Numérique e Pôle Systematic Paris-Region. Este foi divulgado no Paris Open Source Summit, a 10 e 11 de Dezembro de 2019, em Paris.
O estudo analisa o uso e o papel do Open Source nas empresas francesas e contempla ainda a situação do Open Source noutros países europeus (Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, Itália, Portugal e Reino Unido).

Este estudo concluiu nomeadamente que:
Para 9 em cada 10 empresas, o Open Source é um ‘factor chave’ diferenciador nos processos de transformação digital das organizações.

  • Para 80% dos inquiridos, a utilização de soluções Open Source vai crescer nos próximos 2 anos.    
  • Também para cerca de 80% das empresas, a Europa está na vanguarda técnica ao nível das competências e da adoção de tecnologias Open Source e tem uma oportunidade de se destacar na liderança do desenvolvimento deste tipo de soluções.
  • Para além disso, o Open Source facilita a customização e o desenvolvimento de soluções específicas consideradas necessárias para melhorar o nível de ‘customer experience’, que por sua vez é fundamental para os processos de transformação digital das organizações.
  • Por último, o Open Source garante a necessidade de customização e independência tecnológica, consideradas neste estudo de 2019 como os principais fatores na seleção de soluções de software Open Source, quando no estudo anterior em 2017 o principal factor de adoção apontado era o custo.