Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática

Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática

2021 - 08 - 03
Secção de conteúdo
Grupo de Trabalho num projeto ANPRI

Data de conclusão do projeto: Os projetos não terminam, alguns funcionam por anos letivos mas são recomeçados todos os anos.

Empresa responsável pela implementação: ANPRI

Nome do Cliente: ANPRI

Descrição dos detalhes relevantes do projeto, incluindo desafio, solução e principais resultados obtidos:

O Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática (CF-ANPRI) foi constituído no dia 24 de junho de 2014, sendo acreditado como entidade formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. O CFANPRI é também entidade formadora validada pela Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e dos Açores. Procuramos que o eixo central da sua ação seja, sobretudo, a formação específica para os professores de informática, porque estes têm de estar atualizados para preparar os alunos dos cursos profissionais para os estágios em contexto de trabalho e para a vida ativa.

Tipo de tecnologias e soluções Open Source utilizadas:

O sítio web da ANPRI é uma plataforma Moodle.

Plataforma de Formação ANPRI.EDU para gestão, organização e dinamização das ações de formação utilizamos a plataforma Moodle, pois, assim, conseguimos chegar aos professores de informática de todo o país, arquipélagos incluídos.
Para além da plataforma de suporte à formação ser open source, também várias ações de formação são dedicadas ao software livre.
Os projetos dinamizados pela ANPRI possuem sítios web com recurso ao wordpress.

  • Robot Anprino
  • PapTICe
  • BuéSeguro
  • 3Digital (modelação 3D, Realidade Virtual e Aumentada
  • O Robot ANPRINO,

Nenhum aluno pode ser deixado para trás. Foi com esse lema que, em 2016, nasceu o projeto de robótica educacional - Robot Anprino. Criado por professores, pensado para professores e alunos, que tira partido do hardware de baixo custo, programação por blocos e impressão 3D para facilitar o acesso de todos à programação e robótica.
O Centro de Formação de Professores da ANPRI já dinamizava formação no âmbito da modelação e impressão 3D e também sobre placas eletrónicas, como a arduino. Foi na junção de alguns formadores destas duas áreas, que nunca tínhamos experimentado, anteriormente, que foi criado o Robot Anprino.
O foco esteve nas abordagens construcionistas, partindo do trabalho de Seymour Papert, pioneiro em abordagens low floor, high ceiling que possibilitaram a explosão criativa de possibilidades. Então, assente na placa arduino, que é open source e de baixo custo, em objetos modelados e impressos na impressora 3D e na aplicação ardublocky, surge este projeto, envolto em muitos
afetos.

Na base tecnológica do robot anprino estão tecnologias open source e hardware de baixo custo.
Tendo em conta a nossa experiência com a placa arduino, tornou-se a escolha óbvia, quer pelo seu custo acessível e desenvolvimento aberto. Para facilitar a montagem do robot, evitando a confusão de cablagens, optou-se por usar de placas de expansão, por exemplo uma base shield, facilitando a incorporação de motores, sensores e atuadores através de encaixes funcionais, cobertos com plástico de forma a proteger os pins e as mãos dos alunos.

A adaptabilidade do robot aos vários cenários de uso, está assegurada pela forma como tira partido das tecnologias de manufatura aditiva. Todos os elementos não eletrónicos deste robot foram concebidos para impressão 3D, usando técnicas simples. O objetivo é duplo. Por um lado, permite às escolas que disponham de impressora 3D imprimir as peças que necessitarem. Por outro, facilita o redesign do robot, ou a criação de novos elementos que expandem as suas capacidades.
Os ficheiros estão disponíveis no website do projeto. Podem ser descarregados e alterados por qualquer professor e aluno, que pretenda montar ou recriar um robot anprino. Outra caraterística que a impressão 3D facilita, é o facto de poder ser impresso em qualquer cor, afastando-se da cor padrão dos robots, de cor cinza e aproximando-se das crianças pela construção em cores fortes e multicor. A cor e os modelos de uma forma sublime transpõem a questão do género.
Inicialmente, o projeto incluía três kits base. O robot anprino arthur que é radiocontrolado por Bluetooth recorrendo a apps para tablet ou telemóveis; A anprina nandy, a mais autónoma porque tem um sensor de ultrassons. E também o robot anprino luís, que permite explorar a vertente segue-linhas, recorrendo ao uso de tapetes com percursos baseados em linhas. No entanto, estas bases não são estanques, e é encorajado o desenvolvimento sobre elas. O robot é configurável de acordo com as necessidades dos projetos e a criatividade dos utilizadores.
Software ArduBlocky para a Anprino, ao questionarmo-nos como deveria ser definido o ambiente de programação do robot Anprino levantaram-se várias situações. Os professores de informática, o nosso principal público, lecionam às crianças, mas também aos alunos do ensino profissional. Ao ter de optar entre programação por blocos ou código, não conseguíamos da resposta a todos os nossos alunos.
A programação por blocos, tem dados provas de uma grande eficácia para a aprendizagem da lógica da programação, sendo utilizada por alunos de várias faixas etárias que se estão a iniciar no conhecimento de uma linguagem de programação. Foi neste contexto, que a Google criou um ambiente visual de programação, denominado blockly, permitindo o arrasto e encaixe de blocos a fim de elaborar um algoritmo lógico. Neste ambiente, o que é programado em blocos, pode ser convertido numa das mais populares linguagens de programação, tais como javascript, php,python, entre outras.
Perante o trabalho desenvolvido pela Google, disponibilizado de forma livre, e com um forte apelo ao desenvolvimento, entendemos, que este modelo seria o mais adequado para o desenvolvimento de um ambiente de programação do robot Anprino.
A versão Ardublockly, foi criada por Carlos Pereira Atencio, apresentando-se como um ambiente extremamente completo, com uma grande preocupação estética e de muito fácil utilização. O seu sítio web refere como uma das principais caraterísticas a possibilidade de gerar código para arduino, através de arrastar e soltar blocos, envio direto do código para a placa, etiquetas de informação de cada bloco e multiplataforma.
Contudo, a composição do robot Anprino não se limita à utilização de uma placa Arduino. Inclui também, uma shield de motores, uma base shield, sensor ultrassons, sensor de infravermelho e módulo de bluetooth. Assim, o nosso trabalho de desenvolvimento consistiu em criar os blocos necessários para o controlo dos motores e dos sensores utilizados do robot, bem como a tradução integral para língua portuguesa, nomeadamente, por causa dos alunos do ensino básico.
O ambiente Ardublockly para Anprino permite que os alunos, tendo ou não conhecimentos de  programação, possam instruir o robot de uma forma simples e sem dificuldades na concretização dos desafios. A frustração, que muitas vezes acontece, de alunos que estão a iniciar-se na programação, com erros de tipo sintático é reduzida, já que o código é gerado automaticamente em linguagem C, através do encaixe dos blocos. Além disso, o ambiente permite a visualização do código gerado em formato texto, paralelamente à elaboração de um algoritmo em blocos. Este facto, permite ao aluno uma evolução natural para a aprendizagem da linguagem de programação C, que é a linguagem de excelência da placa arduino.

A organização do ambiente define um conjunto de categorias, organizadas por cores e por tipo de instruções. Existe uma secção para operações matemáticas, portas analógicas, portas digitais, estruturas de decisão, ciclos, comunicações, entre outras. E a secção anprino composta pelos blocos específicos para utilização das placas e sensores utilizados no robot.
Conseguiu-se, assim, um modelo de programação de fácil compreensão, intuitiva e de manuseamento acessível, com blocos para os alunos mais novos, mas que se pode converter em programação com código para aos alunos do ensino secundário e profissional.
O sítio web do Robot Anprino, também, se constitui como centro de recursos. Nele, pode ser  descarregado o software necessário para programar o robot - Ardublockly para Anprino. São, ainda, disponibilizadas sugestões de montagem, exemplos de programação, e cenário de aprendizagem que  utilizaram o robot Anprino como elemento na construção de conhecimento pelas crianças.

Gestão e administração dos sócios foi desenvolvido, por nós, uma plataforma digital para web que permite automatizar um serviço de pagamento de quotas por Referências Multibanco e MBway, tornando o processo mais célere.