Encontro de Associados ESOP

Encontro de Associados ESOP

2020- 11- 10

Debate sobre Plano Recuperação e Resiliência

28 de Outubro | Online

No passado dia 28 de outubro, decorreu mais um Encontro de Associados ESOP online, onde foi debatido o recém apresentado Plano Recuperação e Resiliência - Recuperar Portugal 2021-2026 - Plano preliminar (daqui em diante designado de Plano).

Este Encontro contou com a participação de vários associados (Caixa Mágica, Eurotux, Info-Care, IPBrick, Javali, Linkare, Syone, ThinkOpen Solutions, TotalCross) e de dois convidados especiais: Bernardo Pinto (Coordenador do AI Business Hub na INDEG-ISCTE Executive Education) e Bruno Curto Marques (que faz parte da Management Leadership Team da área de Consultoria da EY. É responsável pelo setor de Governo e Setor Público).

Foram apresentadas várias visões do Plano, identificadas algumas fragilidades e discutidas preocupações. Os intervenientes louvaram as intenções de investimento de âmbito tecnológico, no entanto mantêm algumas reservas quanto à forma de como se irá aplicar. Destacaram o facto do Plano se dividir em três eixos, sendo um deles a Transição Digital, o que denota a preocupação do governo com o desenvolvimento tecnológico do país, e o facto de existir uma grande preocupação com a formação e capacitação tecnológica da sociedade portuguesa.

A ESOP irá manter-se atenta aos desenvolvimentos deste Plano, lutando sempre pelos conceitos de Software Aberto, Interoperabilidade, Normas Abertas e Independência de Plataformas Tecnológicas, e prestando apoio às empresas e organizações na avaliação de alternativas Open Source.