Nova Segurança Social Directa Vence Prémio Abertura 2016 Source

Vencedora do Prémio Abertura ESOP 2016

O Evento Linux 2016 / Open Source Lisbon terminou ontem com a Cerimónia de Entrega do Prémio Abertura 2016 ao Instituto de Informática, II, I.P., pela utilização de soluções Open Source para o desenvolvimento da Nova Segurança Social Directa.

A nova Segurança Social Direta (SSD) representa a evolução concetual e tecnológica do Sistema de Informação da Segurança Social em diversos domínios, assente numa visão que pretende posicionar o cidadão e os agentes económicos como o novo foco, simplificando e automatizando o acesso à informação, e proporcionando-lhes comodidade e maior autonomia no seu relacionamento com a Segurança Social.

A nova SSD foi alvo de um estudo global de design e usabilidade, que conduziu à criação de uma interface com elevados níveis de acessibilidade e melhorias significativas em termos de experiência do utilizador.

Para além de uma maior oferta de serviços on-line, para permitir aos utilizadores alcançarem os seus objetivos de uma forma self-service, a nova SSD aposta também numa comunicação mais efetiva, proactiva e abrangente, de forma totalmente desmaterializada através da Inbox da Segurança Social que tem incorporada. Como complemento a essa oferta, existe ainda a plataforma de serviços – base – que permite a comunicação eletrónica através da integração entre sistemas de informação, como forma de facilitar e agilizar a relação dos agentes económicos com a Segurança Social.

Com cerca de 1,3 milhões de autenticações mensais, só o serviço de submissão de declarações de remunerações é responsável pela receção de 550.000 declarações mensais submetidas por entidades empregadoras. A nova SSD está enquadrada no Programa Simplex+2016.

Carla Costa e Paulo Antunes, do Instituto de Informática, II, I.P., foram a palco receber o Prémio, pelas mãos do Presidente da ESOP, Raul Oliveira, reforçando a importância desta distinção para a continuidade do trabalho desenvolvido.


A Transformação Digital na IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais e o SigaApp, do Instituto de Informática, II, I.P., foram os outros nomeados ao Prémio Abertura 2016.

Related Posts