ESOP organiza debate com partidos políticos sobre TIC e Open Source

02/09/2015

Com o objetivo de colocar as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e o modelo Open Source na estratégia de crescimento e desenvolvimento de Portugal nos próximos anos, e no contexto da campanha para as eleições legislativas de Outubro, a ESOP está a organizar, em parceria com o MOSS (Mestrado em Software de Código Aberto) do ISCTE-IUL, uma sessão de discussão pública.


O “POS2020 – Portugal Open Source 2020” terá a forma de debate e está agendado para o dia 16 de Setembro, pelas 17h00, no ISCTE-IUL, contando com a presença de representantes dos partidos políticos com assento parlamentar.

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação e nomeadamente as Tecnologias e normas abertas podem ter um papel fundamental na modernização dos serviços públicos, na inovação social e no desenvolvimento da economia portuguesa. Com o final da presente legislatura e a proximidade das eleições legislativas este é um momento de balanço das políticas públicas nos últimos quatro anos, mas também de reflexão e redefinição estratégica do papel das TIC em Portugal.

 

Por esta razão a ESOP lançou em Março de 2015 a iniciativa POS2020, com o objetivo de recolher junto da sociedade civil ideias para a elaboração de um plano estratégico para a utilização das tecnologias e normas abertas como motor do crescimento e desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa no período de 2015-2020. No seguimento desta iniciativa, a ESOP convidou os Partidos Políticos com assento parlamentar a participar no debate público “POS2020 – Portugal Open Source 2020”.


Com esta sessão pública, a ESOP e o MOSS querem criar um espaço de debate onde os representantes dos vários partidos serão chamados a fazer o balanço desta legislatura em matéria de TIC e Open Source e a apresentar e discutir propostas para a próxima legislatura.

 

Programa:

 

17h00 - Abertura da sessão
   - Carlos Costa, Coordenador do MOSS (Mestrado em Software de Código Aberto), ISCTE-IUL
   - Paulo Ribeiro, Vice-Presidente da ESOP

 

17h20 - Painel de Discussão
   - Álvaro Pinto, Presidente da ESOP
   - Pedro Filipe Soares, Parlamentar e Membro da Comissão Política do BE
   - Bruno Dias, Deputado do PCP
   - Luís Goes, Membro da Direção do Gabinete de Estudos do PS
   - João Mota Lopes, representante da Coligação Portugal à Frente
   - Hugo Séneca, Moderador e jornalista do Exame Informática

 

18h20 - Debate

 

19h00 - Encerramento

O debate “POS2020 – Portugal Open Source 2020” terá lugar no dia 16 de Setembro, às 17h00, no Auditório J. J. Laginha do ISCTE-IUL (Edifício 1, Piso 1).

 

A participação é livre mas sujeita a inscrição prévia.

 

Link do Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/120282461655590/

 

  • Divulgada pesquisa GitHub sobre software Open Source
    26|06|2017
    Open Source é o padrão na escolha de um software[...]
    >
  • Galiza lança "Programa Software Livre 2017"
    29|05|2017
    Partilha e reutilização das soluções TIC[...]
    >
  • usabilidade.gov.pt
    26|04|2017
    Destinada a facilitar e auxiliar os profissionais que trabalham na construção de sites, configura-se como um repositório de boas práticas de usabilidade a adotar nos portais e sítios da Administração Pública.[...]
    >