Sucesso no ciclo de Encontros de Associados ESOP

17/01/2017

 

No passado dia 10 de Janeiro, teve lugar mais um Encontro de Associados ESOP, realizado em colaboração com o MOSS – Mestrado em Software de Código Aberto, no ISCTE, com a presença e participação de Carlos Costa, Director do Mestrado. Com uma forte participação por parte dos associados ESOP e convidados, este foi mais um momento do ciclo de Encontros de Associados ESOP, onde se proporcionaram apresentações notáveis e momentos de debate vivo de dinâmico.

 

O pontapé de saída foi dado por Raúl Oliveira, que em tom de provocação, apresentou a sua visão para o futuro dos operadores de telecom tradicionais. Lançando o desafio de como é as empresas de open source poderão ajudar os operadores telecom a valorizar os seus acessos, quer móveis quer acessos fisicos, com serviços de proximidade, dentro dos data center dos operadores.

 

Paulo Carvalho, da Vodafone, e Ponciano Oliveria, da ARSN, foram os dois convidados que nos presentearam com as suas experiências e visões para o futuro e os desafios do Open Source. Desde o ponto de vista, objectivos e barreiras de um operador telco na adopção do open source, às metas e obstáculos existentes na adopção destas tecnologias na administração pública.

 

As opiniões e precepção que os clientes têm da problemática, e o que teremos que fazer enquanto associação de empresas de open source, para ir ao encontro das necessidades existentes, foram algumas das questões discutidas, num momento de debate vivo, dinâmico e fortemente participado.

 

Fomos, assim, desafiados mais uma vez, a criar uma solução que coloque as empresas open source num patamar superior de credibilidade junto da administração pública e privada. Sendo a ESOP, uma associação de empresas competentes em várias áreas do open source, que trabalha acima dos interesses comerciais, poderá criar um gabinete de aconselhamento/assessoria/consultoria de administração pública e privada, disponibilizando programas de formação/ certificação/serviços, com o contributo de todas as empresas associadas, com o objectivo de projectar a utilização do software open source.

 

  • Divulgada pesquisa GitHub sobre software Open Source
    26|06|2017
    Open Source é o padrão na escolha de um software[...]
    >
  • Galiza lança "Programa Software Livre 2017"
    29|05|2017
    Partilha e reutilização das soluções TIC[...]
    >
  • usabilidade.gov.pt
    26|04|2017
    Destinada a facilitar e auxiliar os profissionais que trabalham na construção de sites, configura-se como um repositório de boas práticas de usabilidade a adotar nos portais e sítios da Administração Pública.[...]
    >